quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Quem escolheu o meu futuro foi mamãe


Na pressão de qual faculdade cursar, pais acabam não ouvindo a opinião dos filhos, traumatizando-os

(Publicado em www.jornalmateriaprima.com.br
Editoria: Crônica)

“ Com a proximidade do final do ano, as maiores universidades do País dão início à maratona de vestibulares. Passado o tormento da escolha da profissão, outra dúvida costuma tirar o sono dos vestibulandos nos dias que antecedem o período de inscrições: qual faculdade cursar?”
(inspiração: www.metodista.br- Publicado em 19 de setembro de 2008)

Por: Meiryellen Formigoni

Mamãe não para de gritar. É absurdo. Eu preciso dormir mas ela nunca vai entender. Vai falar que é preguiça, frescura, menos cansaço.
- Calma aí, manhêêê! Eu já vou...

Mais uma vez, me rendo a rotina de estudos. Época de vestibular é um saco, não tenho vida social, não falo com meus amigos... Festa então? Só posterior às provas. Isto é, se eu passar.

Às vezes acho que meus pais nunca tiveram a minha idade. Aos 18, eu só queria sair com a galera nos finais de semana, tomar uma cervejinha e conversar com a mulherada. Mas, ao contrário disso, o único porre que ando tomando, é o de livros de biologia. Detalhe: isso porque eu nem sei se eu quero realmente ser médico.

- Meu filho, por que você não está lendo? Ainda faltam três horas para você terminar o seu horário de estudos.
- Ahh mãe, eu só quis descansar um pouquinho.
- Quer dizer que quando você estiver formado e tiver que fazer uma cirurgia de oito horas, você vai parar para descansar?
- Mãe, eu só queria...
- Quieto! Pegue suas coisas e vá para escrivaninha estudar.


Putz! Ela nunca vai entender. Eu acho que essa coisa de química, biologia não é comigo. Eu queria mesmo é fazer arte, ser artista de teatro, cinema, novela... mas eles nunca iriam me aceitar desse jeito. Lá vou eu, novamente, estudar átomos e células.

- Mãaae!!!
- Que é menino? Já terminou de estudar?
- É que eu queria te dizer uma coisa: eu não sei se vou gostar de ser médico, ver sangue...
- Shiiiiiiu! Pense no que é melhor para o seu futuro, ninguém fica rico do nada, você tem que se preparar. E essa coisa de gostar ou não, não existe. Com o tempo você se acostuma.

Mais uma tentativa inútil. Isso porque nem falei pra mamãe sobre o show de hoje à noite. As vésperas do vestibular, ela não vai nem pensar pra dizer não. O jeito vai ser mentir.

- Alô, João? Cara, minha mãe ficou surtada por causa do vestibular e não me deixa fazer nada além de estudar. Preciso de uma forcinha sua para ir ao show hoje à noite.
- Claro brother! Eu compro seu convite e na hora que ela pegar no sono, você sai de fininho pela janela do seu quarto. Ela nem vai ver. Eu faço isso direto!
- Ah João, será?
- Confia em, cara, tudo vai dar certo.
- Ai meu Deus, vou mentir pra mamãe. São quase 22h, ela já foi dormir e acha que eu também. É hora de agir.
- Tum!Tum!
- Ufa, ainda bem que cheguei ao chão sem me sujar.
- Vamos lá!
- Ufa de novo, ainda bem que o João já estava a postos pra me “salvar”.


O show não foi lá aquelas coisas, mas pelo menos eu sai da escrivaninha para fazer algo normal. Vi muita gente, matei a saudade dos amigos... enfim, já eram 5h30 e eu já estava entrando em casa. De fininho, fui correndo para o meu quarto, sem ninguém acordar.

- Gram, gram!
- Mamãe??? O que você está fazendo aqui a esta hora?
- Eu é que te pergunto: O que você faz fora da cama, sem minha autoriazação, às 5h30 em véspera de vestibular?
- Ah mãee, eu só queria me diver...
- Cala a boca! Vai dormir. Não quero ouvir mais nem um “piu”. Amanhã você vai acordar às 8h e passar o dia todo estudando, pausando apenas para comer, estamos entendidos?
- Mas mãe, já são quase 5h e eu preciso descansar!
- Pensasse nisso antes. Amanhã te acordo às 8h.


Ai que ódio, que raiva, que sacanagem! Ela nuncaaaaa, nunquinhaaaaaa vai me entender. Que saco! Depois de dormir apenas duas horas e passar o resto da semana estudando feito louco, com a minha mãe me vigiando, é claro, chega o dia da bendita prova.

- Bom dia, seja bem vindo à universidade da rede Siferro. Qual é o número da sua inscrição?
- Inscrição? Ah sim, mamãe passa pra mim o número...
- Então, o número ... é... Mas precisa mesmo moça?
- Claro minha senhora, como quer que seu filho seja matriculado caso passe no vestibular? Preciso do número de inscrição...
- Mamãe, vai me dizer que a senhora se esqueceu de fazer a inscrição?
- Vamos embora agora, essa faculdade tem frescuras demais para o meu gosto. Vamos lá fazer sua inscrição no curso de artes cênicas, meu filho em vez de médico vai ser artista. Pelo menos não precisa de toda essa burocracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário